sexta-feira, 19 de setembro de 2014

B - Estudos de Caso: Projeto 1

- Gare do Oriente - Santiago Calatrava



Também conhecida como Gare Intermodal de Lisboa (G.I.L.), é uma das mais importantes estações ferroviárias e rodoviárias de Lisboa. Foi projetada pelo arquiteto e engenheiro Santiago Calatrava, ficando pronta em 1998, para servir a Expo 98 e posteriormente o Parque das Nações.


Sua fundação consiste em 15 estacas de concreto de 90 cm de diâmetro e uma laje de 30 cm de espessura.
O ponto marcante do projeto é o sistema de cobertura, que dá proteção às plataformas, formada por uma estrutura metálica, construída em aço A-42 laminado em forma de tubos e chapas planas, tornando-se um esquema de ramificações regulares.

As estruturas tem uma forma quadrada onde são apoiadas. São 15 "ramificações" em cada uma das linhas, sendo no total 240 partes totalmente iguais, para facilitar a fabricação em série.
As coberturas tem como revestimento vidro laminado de 6+6mm.





Croquis:






 Plantas: 








Detalhe da estrutura:




Materiais:



Cortes:



Implantação:


Circulação:



3 comentários: